Nas proximidades
O concelho de Aljezur situa-se na zona mais ocidental do Algarve – Portugal.
Concelho do distrito de Faro, com cerca de 5000 habitantes, ocupa uma área de cerca de 322 Km2, sendo composto por 4 freguesias: Aljezur (sede de concelho), Odeceixe, Rogil e Bordeira.
Fica a 250 km de Lisboa, 110 km de Faro, sendo Lagos a cidade mais próxima, a sensivelmente 30 km.
O “Parque Campismo do Serrão” encontra-se aprox. 4 km ao norte de Aljezur. A melhor maneira de viajar até o parque é de carro ou transportes públicos. Se vier de avião, pode alugar facilmente um carro no Aeroporto de Faro.
Em Aljezur existem alguns pontos a visitar, como o Castelo, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e a Fonte da Arrifana.
Aljezur é uma terra de origens remotas, cuja antiguidade é atestada pelos muitos vestígios arqueológicos que têm sido encontrados. O seu território é habitado desde os tempos pré-históricos.
Aljezur foi fundado no século X pelos árabes que aqui permaneceram durante cinco séculos até à conquista cristã e aqui deixaram importantes marcas tais como o castelo, a sua cisterna, a toponímia, como muitas lendas e histórias populares.
No século XIII, no reinado de Afonso III, Aljezur foi definitivamente tomada aos mouros por Paio Peres Correia. Aljezur passa a ter foral a partir de 12 de Novembro de 1280, concedido pelo Rei D. Dinis. Em 1 de Junho de 1504, D. Manuel reformou a Carta Diplomática de D. Dinis, concedendo à vila o título de “Nobre e Honrada”. Em 1755 Aljezur foi profundamente devastada por um terramoto. O Bispo D. Francisco Gomes de Avelar mandou construir a Igreja da Nossa Senhora D’Alva em local fronteiro à vila para que os habitantes se transferissem para aquele local e para ali crescer um novo aglomerado populacional, passando a se chamar a Igreja Nova.
Igreja de Santo António
A Igreja é de traça barroca, como pode ser comprovado pela sua fachada principal, contendo um óculo enfeitado com conchas e um escudo nacional com ramificações, de estilo jesuítico. O aspecto exterior da Igreja é simples, com paredes de cantaria lisa; o frontão principal encontra-se voltado para o poente (rua General Alberto da Silveira), englobando a entrada principal. A fachada lateral, virada para o Largo do Compromisso Marítimo (rua Silva Lopes), inclui um arco de volta perfeita, de grandes proporções, que cria um alpendre abobadado.
Tem duas torres sineiras, de dimensões distintas. A torre sul, de maior dimensão, apresenta um relógio colocado em 1839.
A nave, de tecto abobadado pintado, encontra-se decorada com azulejos e talha dourada. Ao longo das paredes laterais encontram-se 8 quadros, representando cenas da vida de Santo António de Lisboa, pintados pelo mestre José Joaquim Rasquinho de Loulé.
A sacristia, à qual se acede a partir do altar, é actualmente uma sala de exposição de Arte Sacra, aonde se encontram paramentos, estatuária e outros artigos religiosos.
Praia do Monte do Clérigo
O Camping Serrão está servido, entre outras, pela praia do Monte Clérigo, pela praia da Amoreira, com a Ponta da Rocha, a Ponta da Pedra da Mesquita, as dunas e o sapal, ficando o quadro completo com a praia da Arrifana e a peculiar Pedra da Agulha.
A Praia de Monte Clérigo é uma praia no concelho de Aljezur, no Algarve, em Portugal. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Dista cerca 9 km da sede do concelho, sendo uma das mais conhecidas e frequentadas da região. É comprida com uma água limpa e fresca. Rochas grandes com caranguejos.
Com uma extensão muito grande de areal para o lado norte e com uma extensa parte rochosa a sul, local onde se pode observar diversa vida marinha na baixa-mar desde estrelas-do-mar, caranguejos, camarões, lapas e polvos nas fendas das rochas,vários cardumes juvenis de peixe também é possível ver principalmente de sargos. Há uma parte onde se forma uma pequena lagoa onde se pode encontrar peixes-aranhas há que ter muito cuidado.
Esta praia é boa para as crianças e também adultos, pois com maré muito baixa formam-se muitas piscinas. Apesar de esta praia ser algo aberta aos ventos vindos do norte e oeste, nos sues topos já muito abrigados.Entre a estrada e o mar existe um vasto campo dunar. Junto à praia lado sul, existe uma povoação pequena que serve sobretudo a época balneária. Também muito procurada pelos desportos radicais que proporciona, existem escolas de surf.
O acesso à praia pelo lado norte proporcionamos uma das mais belas vistas panorâmicas que se pode observar em praias de Aljezur. O acesso a esta praia faz-se, na entrada sul de Aljezur, estrada nacional 120, a cerca de 7 km deste cruzamento fica a praia. A orientação é noroeste.